Dando continuidade ao artigo anterior, vimos que a IGREJA CATÓLICA é composta de 24 Igrejas ditas "Sui Juris", isto é, autônomas. São autônomas, como vimos, no sentido de que cada uma delas é independente para legislar a respeito de seu rito e de sua disciplina, mas não a respeito dos dogmas. Você talvez esteja se perguntando:
"Tá, e o que quer dizer isso tudo? Não tô entendendo nada..."
Por isso, para que possamos compreender essa "autonomia", primeiramente devemos entender cada uma destas três palavras, isto é, Rito, Disciplina e Dogma:
RITO, de uma forma beemmmm resumida, é um conjunto de práticas e cerimônias relacionadas à maneira como a Igreja celebra suas ações litúrgicas, ou seja, a maneira como uma Igreja celebra - principalmente - a Santa Missa: os gestos, as posturas, as palavras, as orações e tudo o mais relacionado à sua celebração (utensílios, objetos, vestes, disposição dos objetos e mesmo da própria estrutura da igreja [edifício] onde a Missa é celebrada). Mas não apenas em relação à Santa Missa: também em relação à celebração dos demais Sacramentos (Batismo, Ordem, etc.), tudo isso obedece a um RITO, forjado ao longo dos dois milênios da Igreja. Ao todo, a Igreja possui 6 (seis) Grandes Ritos, que por sua vez podem subdividir-se dentre as 24 Igrejas Católicas com algumas variações.
DISCIPLINA, que neste caso se refere à maneira como uma Igreja se organiza, seja no sentido de sua estrutura hierárquica (dioceses e eparquias), escolha de bispos, questões internas relativas à essa organização disciplinar, etc. Por exemplo, a necessidade de se sagrar um novo bispo, ou então a construção de um novo templo em determinado lugar, isso tudo se refere à disciplina de cada Igreja "Sui Juris", portanto, cada uma tem autonomia para administrá-las.
DOGMA, por sua vez, é uma verdade revelada sobre a Fé, portanto uma Verdade de Fé definitiva, imutável, infalível e absolutamente segura. Um exemplo é o Dogma da Santíssima Trindade, que define ser verdade de Fé que Deus é Uno (um só Deus) e Trino (manifesta-se em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo). Sendo assim, sua aceitação é inquestionável e negá-lo é colocar-se "fora da comunhão na verdadeira Fé", ou seja, colocar-se em heresia.
Tendo isso bem entendido, podemos finalmente compreender que as chamadas Igrejas "Sui Juris" são autônomas apenas no sentido de que cada uma delas é independente para legislar a respeito de seu Rito e de sua disciplina, mas nunca a respeito dos dogmas, que são os mesmos para TODAS as 24 Igrejas: é essa mesma Fé nos mesmos Dogmas, essa unidade de Fé, somada à submissão de todas ao Papa como Pai e Pastor universal que faz com que todas as 24 Igrejas "Sui Juris" formem juntas A IGREJA CATÓLICA.
Dentre os chamados 6 ritos, temos 1 Rito ocidental e 5 Ritos orientais. O que geralmente conhecemos é o Rito ocidental, de tradição latina. É chamado "ocidental" por ser proveniente da Igreja de Roma, mãe de todas as Igrejas, que está localizada geograficamente no ocidente (Roma) e não porque sua presença se restrinja apenas a países do Ocidente. Na verdade, a Igreja Católica de Rito Romano (Latino-Ocidental) está presente em todo o mundo, com dioceses em todos os continentes, da Colômbia ao Vietnã, de Moçambique à China, do Canadá à Síria, do ocidente ao oriente.
Os outros 5 Ritos, chamados Orientais por terem seu surgimento com origem comum no Oriente, também têm fiéis espalhados pelo mundo, embora por razões históricas, estejam mais fortemente presentes nas regiões onde surgiram. São compartilhados pelas demais 23 Igrejas "Sui Juris", que possuem tradições culturais, teológicas e litúrgicas diferentes, bem como estrutura e organização territorial própria. Ainda assim, professam a mesma e única doutrina e Fé católica, mantendo-se em comunhão completa entre si e com a Santa Sé de Roma.
Essas 23 Igrejas são guiadas por seus próprios hierarcas: Algumas possuem Patriarca, outras Arcebispo-maior, outras ainda, Metropolita. Algumas possuem Exarca ou apenas um Bispo que os conduz como Igreja particular. Enquanto os fieis da Igreja Ocidental, além de seus Bispos Diocesanos, são guiados diretamente pelo Papa, os fieis das Igrejas Orientais, têm acima de seus bispos uma autoridade "máxima" própria de sua Igreja (Patriarca, Arcebispo-maior, etc.). No entanto, também essa autoridade, assim como esse fiel, reconhecem o Papa de Roma como autoridade suprema. Todos, ocidentais e orientais, portanto, formam parte do mesmo rebanho universal: A IGREJA CATÓLICA.
Há uma certa confusão que tem se arrastado por séculos até os nossos dias, em que se confunde a Igreja Católica com Rito Latino-Ocidental. Esse erro já causou sérios prejuízos aos católicos de Rito Oriental, posto que ao confundir Igreja Católica com Rito Latino, os ocidentais tendem também a confundir os Ritos Católicos Orientais com a Igreja Ortodoxa, ou mesmo com "outras igrejas cristãs" e assim, passam a tratá-los de forma diferente. Não é incomum ouvir esse tipo de queixa da parte de nossos irmãos católicos de Rito Oriental: que alguns ortodoxos os têm como "papistas" por sua fidelidade à Comunhão com a Sé de Roma, enquanto que os católicos ocidentais os têm como "cismáticos" ou "não católicos".
O que é preciso entender, antes de mais nada, é que todos os católicos latinos são católicos; mas nem todos os católicos são latinos. O catolicismo latino-ocidental é UMA PARTE das riquezas da Igreja Católica. Após dois milênios, penso que esteja mais que na hora de os católicos ocidentais conhecerem as riquezas do Oriente Católico, pois também integram o tesouro de sua própria Igreja.
O que é preciso entender, antes de mais nada, é que todos os católicos latinos são católicos; mas nem todos os católicos são latinos. O catolicismo latino-ocidental é UMA PARTE das riquezas da Igreja Católica. Após dois milênios, penso que esteja mais que na hora de os católicos ocidentais conhecerem as riquezas do Oriente Católico, pois também integram o tesouro de sua própria Igreja.
Comecemos, pois, a conhecê-las. De um modo geral, podemos dizer que a Igreja possui 6 Grandes Ritos. São eles:
O RITO OCIDENTAL ou LATINO
O RITO BIZANTINO
O RITO ANTIOQUENO
O RITO COPTA
O RITO ARMÊNIO
O RITO CALDEU
Essa divisão pode ser entendida de formas diversas, subdividida ou mesmo desmembrada. Apresentamos a seguir uma lista com subdivisões mais organizadas, que possibilitarão compreender melhor os Ritos existentes e as Igrejas Católicas que os compõem:
RITO OCIDENTAL
RITO ROMANO
Rito Ambrosiano
Rito Bracarense
Rito Moçárabe
RITOS ORIENTAIS
RITO ANTIOQUENO
Rito Antioqueno ou Siríaco Ocidental
Rito Maronita
Rito Siro-Malankar
RITO ARMÊNIO
RITO BIZANTINO
RITO CALDEU
Rito Caldeu ou Siríaco Oriental
Rito Siro-Malabar
RITO COPTA
Em nossos próximos artigos, aprenderemos um pouco mais sobre cada um destes Ritos, e também veremos quais as Igrejas que os vivenciam.
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Show. Eu não conhecia está riquezas da nossa amada Igreja
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