domingo, 28 de julho de 2019

Os Ritos da Igreja: 4 - O RITO CALDEU



O RITO CALDEU (também chamado Siríaco Oriental) é um dos tradicionais Ritos da Igreja. Sua origem e difusão se deu a partir de Edessa, na Mesopotâmia, região onde anteriormente havia o Império da Babilônia. A igreja ali fora fundada, segundo a tradição, pelo Apóstolo São Tomé e por seus discípulos Addai e Mari, que evangelizaram as comunidades judaicas que existiam no império Persa desde os tempos bíblicos do exílio.

A origem do Rito Caldeu está, provavelmente, na liturgia de Jerusalém-Antioquia (Liturgia de São Tiago), origem comum também do Rito Siríaco  Antioquino (como vimos aqui). Tem este nome devido aos cristãos da região onde se desenvolveu: eram eles descendentes dos antigos babilônios, que por sua vez descendiam da nação Caldéia, antiga nação semítica que foi absorvida pelo Império Babilônico.




Os caldeus (embora nesse período não fossem chamados assim) depois se estenderam para outras áreas da Ásia e para a Índia, levando também seu Rito, que é conhecido também como "O Rito do Leste da Síria". Encontrado principalmente no Iraque, Irã e Síria, é também  original dos "cristãos de São Tomé" (Malabares) na Índia. Segundo o especialista Juan Nadal Cañellas, trata-se de uma das liturgias mais arcaicas da cristandade, com um "forte sabor hebraico", que é observado na forma da assembléia litúrgica, parecida à de uma sinagoga. Em comparação com outros ritos orientais, o Rito Caldeu é mais simples na forma, faltando - por exemplo - um detalhado lecionário de versículos escriturísticos.

Os textos litúrgicos foram retocados diversas vezes até o século XVIII. Tanto entre os Católicos Caldeus quanto entre os Siro-Malabares (Índia) houve, com o passar dos séculos, uma certa "latinização" do Rito: com os primeiros, tal processo iniciou-se desde os tempos do estabelecimento do Patriarcado, ao passo que com os segundos, pelo contato com os missionários portugueses a partir de 1599. No entanto, em 1934 o Papa Pio XI ordenou que fosse iniciado um processo de reforma litúrgica que eliminasse as latinizações na liturgia, resgatando assim a pureza do Rito Caldeu em sua essência. Em 1957 o Papa Pio XII aprovou o ritual Siro-Malabar, a versão siríaca-oriental dos Católicos da Índia (Siro-Malabares).


Atualmente, 2 são as igrejas "sui juris", - portanto Católicas - que mantêm uma Liturgia fundamentada no Rito Caldeu (Siríaco Oriental). São elas:

A IGREJA CALDEIA CATÓLICA (também chamada Igreja Católica Caldeia ou Caldaica), que utiliza o Rito Caldeu conforme aqui apresentado, em língua Siríaca (Aramaico) e Árabe.




A IGREJA CATÓLICA SIRO-MALABAR: Também utiliza o Rito Caldeu, mais frequentemente chamado por eles de Rito Siríaco Oriental ou Rito Siro-Malabar. Possui algumas pequenas variações, principalmente a língua litúrgica: enquanto a Igreja Caldeia Católica utiliza a língua siríaca (e árabe), na Igreja Católica Siro-Malabar utiliza-se além da Língua Siríaca, cada vez mais a Língua Malaiala que é a língua do estado de Kerala, no sul da Índia.




A Divina Liturgia Caldeia



A Divina Liturgia (Santa Missa) Caldeia é quase toda cantada, muitas vezes acompanhada por címbalos e triângulos. O idioma litúrgico oficial, como vimos, é o siríaco (aramaico), mas como os fiéis falam árabe, a celebração da Santa Missa é bilíngue (siríaco-aramaico e árabe), com exceção da Igreja Siro-Malabar que intercala o siríaco com o malaiala.

Na celebração da Missa são proclamadas quatro catequeses. O acesso ao altar é acompanhado por uma longa cerimônia. O Ofício consta de somente três horas. O Ano Litúrgico é dividido em período de sete semanas cada um e as festas em honra aos santos são em número limitado.

"Raze" (Mistérios) é o termo com o qual se designa a Eucaristia e faz referência aos mistérios do Corpo e Sangue de Cristo que os fiéis recebem para sua santificação.

Vejamos de forma esquemática a celebração Eucarística:

I. LITURGIA DOS MISTÉRIOS

1 - Início, "Marmitha" (Salmos 14, 150 e 116 cantados alternativamente), Antífonas, Hino "Lakhu Mara" (A ti, Senhor de todas as coisas...), Triságio (Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós) e Oração do Triságio (Oh, Deus Santo, glorioso, forte e imortal, que habitas no santo, onde descansa tua vontade...).

2 - Leituras: Duas do Antigo Testamento (Lei e Profetas), Epístola (Apóstolos) e Evangelho.

3 - "Karuzutha" (Litania), despedida dos catecúmenos (Oh Senhor, Deus Forte, te pedimos que aperfeiçoe em nós tua graça e derrames...) e, em seguida, preparação das ofertas sobre o altar.




II - LITURGIA DOS MISTÉRIOS NO SANTUÁRIO

1 - Credo e "Karuzutha".

2 - Quddasva (Anáfora; literalmente Santificação):

2a. Rito da Paz, Karuzutha, Prefácio (o reza profundamente inclinado) e Santo.

2b. Oração e Palavras da Instituição. Depois da consagração, o celebrante adora o Corpo do Senhor e diz: "Como se nos disse, estamos unidos teus humildes, débeis e míseros servos; porque Tu nos deste uma grande graça ao encher aos homens de tua vida divina e ao tirar nossa debilidade. Tu expiastes os nossos pecados e nos levantastes outra vez da morte. Tu perdoastes nossas culpas, das quais nos justificastes; Tu iluminastes nossa ciência, desterrastes a nosso inimigo, divino Senhor; Assim outorgastes a vitória a nossas debilidades pela preponderante misericórdia de tua graça.

2c. Oração e Epiclese (põe as mãos, uma sobre a outra, sobre as oferendas).

3 - Rito da Assinalação (sphragís) e Fração do Pão.

3a. "Karuzutha" e Pai-Nosso.
3b. Profissão de Fé.
3c. Comunhão e Ação de Graças.

4 - Benção final e despedida.


Rito Caldeu em Igreja Siro-Malabar

Mais algumas "curiosidades" sobre a celebração no Rito Caldeu:

- Paramentos: o Sacerdote usa capa em lugar da casula; e os subdiáconos levam a estola ao redor do pescoço, com uma extremidade caindo para a frente e a outra para trás, ambas através do ombro esquerdo.

- O sacerdote realiza mais de 30 atos de humildade e contrição ante a imponente majestade de Deus; na Anáfora, por exemplo, se inclina perante o altar e coloca as mãos sobre ele com as palmas para cima; após a Epiclese, que tem lugar depois da Anáfora, se inclina para beijar o altar e as mãos se cruzam sobre seu peito.

- Há aproximadamente 18 genuflexões.

- Numerosas são as vezes em que se beija o altar (em uma ocasião o centro e cada um de seus ângulos) e também em que se faz o sinal da cruz, seja sobre o povo, as oferendas ou o altar.

- As oferendas, uma vez colocadas sobre o altar, são cobertas com um véu.

- Gesto de Paz: o sacerdote põe suas mãos entre as mãos de quem estiver mais próximo a ele; este, por sua vez, faz o mesmo ao seguinte, e assim passa o gesto a todo o povo, de maneira que a Paz do Senhor seja passada do celebrante para todos até chegar ao último fiel presente.

- No "Eis o Cordeiro de Deus" coloca a Hóstia sobre o cálice, retira-se para o lado e, com sua mão direita no peito, em sinal de contrição, assim o mostra ao povo.


Abaixo, um vídeo onde podemos ver alguns momentos da Divina Liturgia em Rito Caldeu celebrada por sua Beatitude Cardeal Louis Raphaël I Sako, Patriarca de Babilônia dos Caldeus Católicos:




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Esperamos que com este pequeno artigo tenhamos conseguido apresentar um pouco mais da Riqueza da Igreja Católica em seu tesouro oriental, neste caso, com o Rito Caldeu.

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Um comentário:

  1. Gosto deste rito como o rito maronita. Pena que na minha diocese se acabassem como rito Bracarense

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